5 filmes de Geografia para ajudar no ENEM

Os filmes são uma ótima opção de entretenimento quando estamos cansados ou entediados, certo? Mas, você sabia que existem séries e filmes disponíveis até na Netflix que ajudam na nossa preparação para o ENEM 2019. Pois é, filmes para ajudar no ENEM é o que não falta neste artigo.

Essa semana começamos uma série de dicas para você que deseja se preparar para o ENEM 2019 através de filmes, e exatamente por esse motivo, listamos agora 5 filmes para ajudar nos estudos de Geografia e de quebra você ainda ganha um entretenimento.

+ 5 filmes de BIOLOGIA para ajudar no ENEM

Hotel Ruanda

O filme é baseado em fatos reais e narra a luta histórica entre grupos étnicos diferentes que foram hutus e tutsis em Ruanda. Hotel Ruanda se passa num conflito iniciado no final do século 19 e início do século 20 a um dos maiores massacres já vistos na história da África. A obra nos traz com força e veemência o contexto de crise política pelo qual aquela sociedade passava: O drama dos Tutsis é apresentado pela família e vizinhos de Paul, que pertencem a esta etnia. O nome do filme faz jus a história real de Paul, gerente de um hotel em Ruanda. Paul pertence ao grupo hutu e durante a perseguição dos tutsis, ele abriga essa tribo no Hotel Ruanda. O filme mostra as relações étnicos raciais no Brasil, a omissão de direitos humanos, a crença e valores humanos e a corrupção em troca de vidas.

 

Tempos Modernos

O filme, estrelado por Charles Chaplin, exibe a vida de operários na Revolução Industrial, em que houve a transição da produção artesanal, para a produção em série. Os operários se submetiam a uma forma de produção em que não era mais de acordo com suas condições físicas e psicológicas, mas sim uma forma de produção que visavam maior lucro independente das condições de seus trabalhadores. “Tempos Modernos” descreveu, sem falas, como era o processo de trabalho na época da quebra da bolsa norte americana de 1929, bem como fez referências à Revolução Industrial.  A transformação do homem em máquina também é mostrada, como quando uma empresa desenvolve uma máquina em que seria possível o funcionário almoçar enquanto trabalhava, para que a produção não parasse.

Os Miseráveis

O filme Os Miseráveis é um daqueles filmes de gênero musical e é uma adaptação da obra de Victor Hugo “Les Misérables”. O filme, baseado no romance, se passa na Revolução de Julho do século 19, também conhecida como as Três Gloriosas. Os Miseráveis se passa na França, no período de 1830 e a história basicamente resume em um homem que é posto em liberdade condicional e se sente discriminado pela população, no entanto, tenta recomeçar sua vida. Por outro lado, uma mulher que tem uma filha, deixa sua cidade natal e tenta trabalhar fora para manter o pão de cada dia para sua filha. No entanto, ela acaba tendo Tuberculose e Jean, o homem que está em liberdade condicional se propõe a cuidar da sua filha.

House of Cards

Aqui temos uma série americana que trata de política governamental. House Of Cards está disponível em 5º temporadas na Netflix e retrata a história de Francis Underwood, que não aceita não liderar a secretária de Estado, sendo que esse poder tinha sido prometido a ele. Portanto, Francis decide usar o jogo político e seu conhecimento sem pensar nas consequência do poder e da corrupção.

O Pianista

O filme retrata a história de um pianista judeu chamado de Wlaydslaw Spzilman que enfrenta muitas dificuldades para se manter vivo  com sua família.  Wlaydslaw enfrenta a fome, o medo, a angustia, o frio e principalmente os nazistas que acabaram matando sua família no decorrer do filme. Sozinho, ele tem que aprender a sobreviver em fuga, sofrendo de doenças, frio e fome.  O filme se passa na Segunda Guerra Mundial e na Invasão da Polônia.

+ 5 filmes de BIOLOGIA para ajudar no ENEM