Como controlar a ansiedade?

Você sabe a diferença entre medo e ansiedade? Pois é, essa diferença existe. Para a psicologia esses aspectos são diferentes. Apesar dos dois aspectos terem posições negativas. Ansiedade trata-se do futuro e medo trata-se do presente. Mas o nosso foco é conversar sobre ansiedade.

 

Por incrível que pareça, a mesma pode ser útil se equilibrada. Ela só se torna problemática se for intensa, irreal e constante. Ansiedade não é nada mais que apreensão por um possível perigo que está a caminho.

 

Logo, se for branda, a ansiedade pode por seus pés no chão e fazer com que você leve a preparação para a prova com afinco. Mas… O que fazer quando a ansiedade está num estágio continuo e árduo? Primeiro buscar ajuda profissional, toda ajuda é bem-vinda – ainda mais quando se trata da sua aprovação – hoje as universidades e vários centros sociais disponibilizam terapia psicológica GRATUITAMENTE.

 

Além dessa disposição, há também centros sociais que disponibilizam terapias a preço popular. Sobretudo, é importante lembrar que ter momentos em que você possa se permitir a não fazer absolutamente nada é válido, praticar exercícios físicos – como vimos num dos nossos posts – também é ansiolítico, beber a quantidade certa de água para o seu corpo ( o cálculo é seu peso em kg vezes 35 ml de água {estudos comprovam que a água na quantidade certa – e outros alimentos – possui lítio, substância que ajuda a controlar os fatores que proporcionam ligeiros flashes de bipolaridade que temos no dia a dia [aqueles dias que você acorda triste sem motivo, entende]}), entre outras ações.

 

Na caminhada para o vestibular é importante achar práticas que te relaxem! Curtir o silêncio, dizer a si mesmo afirmações positivas repetidas vezes, visualizações mentais de você já aprovado, leituras agradáveis, escrever desabafos…

 

Todas práticas são validas e bem-vindas. Só, por favor, lembre-se: o futuro é projeção, evite vê-lo como uma corrente. O poder é todo seu, vai ser refém do seu futuro ou protagonista do seu presente?