Como estudar sozinho de uma forma eficiente?

Essa perguntinha é de dá nos nervos né? Pensar em mais um ano de cursinho já da um cansaço enorme.
Por isso, separei algumas dicas que estou usando para estudar e que funcionaram comigo sobre como estudar sozinho de uma forma eficiente?

1️⃣ Lugar:

Assim como a sala de aula, o lugar onde você vai estudar é muito importante. Primeiro que esse lugar tem que ser silencioso e não muito ocupado pela casa.

2️⃣ Cronograma:

Não adianta fazer um cronograma impossível de se cumprir, com muitas matérias no mesmo dia ou muito tempo em uma matéria. Seja realista, e administra seu tempo. Além de deixar um horário para descansar e lanchar.

 

3️⃣ Avise seus familiares e amigos:

“COMO ASSIM?” Isso mesmo, avise seus familiares e amigos que você está estudando e tem um cronograma para cumprir. Se você tem amigos que insistem em sair contigo no meio da semana e você marcou de estudar aquele horário, você tem que ser firme e falar que não vai poder. Você precisa criar disciplina e não faltar por nada suas aulas, nem que seja para ir na esquina ( a menos que seja no horário de descanso, ai você ta livre para ir na esquina).

 

4️⃣ Material de Apoio:

 

Existe bilhões de apostilas, exercícios, plataformas e slides com os assuntos que caem no enem/vestibular. Coloque esse bumbum numa cadeira e pegue seu computador e pesquise/imprime/baixe arquivos de apoio para seus estudos.

 

5️⃣ Se avalie:

 

Avalie-se constantemente, através de provas, simulados e exercícios. E ainda faça uma alto reflexão e vê se as coisas estão dando certo para você. Se você achar que não, volte no seu cronograma, modifique-ou e reveja o que não está dando certo.
São muita coisas para falar, por isso vai ter segunda parte. Mas por enquanto, são essas cinco dicas que funcionaram para mim. .