Como usar a série “Orange is the New Black” na Redação do ENEM 2019

A série, original da Netflix, retrata a vida num presídio federal feminino, onde vários assuntos podem ser usados como argumentos válidos, principalmente no Desenvolvimento de sua Redação.

A série retrata a vida de Piper Chapman, que acaba de entrar na prisão e, apesar de ela mesmo vivenciar algumas situações, a série retrata como as detentas sofrem com o racismo e o machismo, além de manifestar o iminente uso de drogas e aborto. No entanto, uma pitada de empoderamento feminino é notada.

Temas como esses são o que todo estudante gostaria que caísse na Redação, pois são temas quentes e que sempre nos preparamos.

RACISMO

A segregação enfrentada na prisão é nítida desde o momento em que Piper chama pisa seus pés. É notável um percentual bem maior de pessoas negras na prisão e os argumentos sobre racismo aparecem em praticamente todos os episódios.

ABORTO

Talvez muitos não se lembram, mas a personagem Tiffany Doggett, em um episódio, conta sobre todos os seus abortos que fez por conta própria em clínicas especializadas, por não poder oferecer uma vida saudável para o seu filho. A personagem Black (Big Boo) inclusive, em uma festa na prisão, diz que o aborto feito por Tiffany foi melhor para ela do que se tivesse dado a luz.

USO DE DROGAS

Dentro da prisão é comum, em qualquer prisão, a entrada de drogas. Seja por corrupção interna ou por visitantes íntimos. Sendo assim, na série, o uso de drogas é mostrado com muito rigor, inclusive levando à morte, com a personagem Tricia Miller, que tem uma overdose. A série retrata também personagens que conseguiram se livrar da droga mesmo estando lá dentro.

VISIBILIDADE LGBT

Orange is the New Black tem um papel importante na conscientização da sociedade acerca da necessidade de combater o preconceito com a comunidade LGBT. A série explora, constantemente, os relacionamentos homoafetivos entre as detentas e aborda, por meio da personagem Sophia Burset, o drama de ser uma mulher transexual dentro – e fora – de uma prisão.
Nome: Orange is the new Black
Duração: 01:00h
Gênero: Drama | Comédia
Elenco principal: Taylor Schilling
Temporadas: 6