Como usar a série “You” na Redação do ENEM 2019

A série “You”, disponível na Netflix, é um série que apesar de conter alguns elementos de Redação que já foram abordados no ENEM, contém uma análise interessante sobre outro tipo de problema, o distúrbio mental.

Em 2011, o tema da Redação foi “Viver em Rede no século XXI: Os limites entre o público e o privado”, ou seja, é difícil que caia algo relacionado a rede social novamente esse ano, mas não muda o fato de você poder utilizar essa série em outro vestibular.

 

DISTÚRBIO MENTAL

O distúrbio mental presenciado pelo personagem Joe, ao longo da série, na busca por Beck é nítido e tem nome: Psicopata.
A psicopatia é apenas um entre vários distúrbios mentais que a Medicina conhece e também um dos mais difíceis de diagnosticar e detectar.

Numa possível Redação sobre esse tema, você poderia citar no desenvolvimento uma passagem da série e na proposta de intervenção maneiras de como fiscalizar com mais êxito, por exemplo, quando acontecem crimes e o suspeito insinua que é psicopata.

EXPOSIÇÃO NAS REDES SOCIAIS

A série também deixa claro a superexposição nas redes sociais nos dias de hoje. Todos nós sabemos que isso acontece e muito. Na série, Joe, facilmente utiliza as mídias sociais como ferramentas para reunir as informações pessoais e se aproximar de Beck.

A série é muito boa, porém, acredito que esse tema não tenha muita chance de aparecer novamente no ENEM, exceto sobre distúrbio. Espero que tenham gostado.
Nome: You
Duração: 00:42min
Gênero: Drama | Suspense
Elenco principal: Penn Badgley, Elizabeth Lail, Ambyr Childers
Temporadas: 1