Qual a nota mínima para se inscrever no Sisu?

Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), com objetivo de possibilitar o acesso de estudantes às universidades públicas brasileiras, através do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar da seleção e concorrer às vagas, basta realizar a sua inscrição nos períodos determinados pelo MEC, que acontecem duas vezes ao ano e geralmente são abertos na última semana de Janeiro e no mês de Maio.

Que nota preciso tirar no Enem para passar no Sisu?

A primeira exigência para se inscrever no Sisu é ter feito a edição mais recente do Enem. O sistema não exige uma nota mínima nas provas, basta ter nota superior a zero na redação. O que pode acontecer é, a depender do curso que você deseja fazer, a universidade pode determinar o desempenho mínimo exigido para se candidatar a cada curso, e também atribuir pesos diferentes a cada uma das provas do Enem. Dessa forma, nem sempre o seu resultado do Enem será a nota utilizada no processo seletivo. Esta informação fica disponível para o candidato durante o período de inscrição na plataforma do Sisu: http://sisu.mec.gov.br/.

Cursos mais concorridos do Sisu

O curso escolhido é um fator determinante para conseguir passar no Sisu com a nota do Enem. Alguns cursos são mais concorridos do que outros, e a nota de corte (nota mínima) pode ser mais alta. Entre os cursos mais concorridos do Sisu, estão: Medicina, Direito, Pedagogia, Ciências Econômicas, Administração e Engenharias. Durante o período de inscrição, a plataforma do Sisu atualiza a nota de corte automaticamente. O candidato pode acompanhar essas mudanças, que podem acontecer ou não, e se ele ainda está garantido para aquela vaga. Além disso, ele pode mudar a sua primeira e segunda opção de curso nesse período, se desejar