Tema da Redação do ENEM ainda não está definido, diz INEP

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Elmer Coelho Vicenzi, afirmou nesta terça-feira (14) que nenhuma autoridade superior, seja o Ministro da Educação ou o presidente Jair Bolsonaro, pediu para ler o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019.

No ano passado, Bolsonaro criticou uma das questões do Enem e disse que tomaria conhecimento do conteúdo antes de a prova ser distribuída.

Em março, o Inep publicou uma portaria criando um grupo que faria uma “leitura transversal” do exame para “verificar a sua pertinência com a realidade social”.

Vicenzi também afirmou que:

  • Pedidos de Bolsonaro serão obedecidos dentro das normas
  • Não foram vetados temas ou questões do Enem
  • Tema da redação ainda não está definido
  • Cronograma da prova será mantido

Cronograma mantido

O presidente do Inep garantiu que prova do Enem será aplicada nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos consecutivos, conforme previsto. Segundo ele, a comissão continua trabalhando na montagem dos itens para a confecção da prova.

Tema da redação

A comissão ainda está trabalhando na prova e o tema da redação ainda não foi definido, afirmou Vicenzi.

Bom, já que o tema ainda não foi definido, confira abaixo alguns possíveis temas para a Redação do ENEM!

1. Racismo e Discriminação Social

Tema focado nos preconceitos relacionado às etnias, raças e as classes sociais e que envolvem a questão da “superioridade” entre os diversos grupos sociais.

2. Desigualdade Social no Brasil

Diferenças entre as diversas classes sociais estão intimamente relacionadas com a má distribuição de renda no país. Importante entender as causas e consequências da desigualdade social.

3. Preconceito Linguístico

No Brasil, o preconceito linguístico envolve as diferentes formas de falar e estão ligados com o conceito de “superioridade”.

4. Família Contemporânea

Marcada pela diversidade, esse tema relaciona-se com novos modelos de famílias e suas diversas configurações modernas. Um exemplo é a adoção de crianças por casais homossexuais.

5. Crise Mundial Econômica

Desde 2008, a crise financeira e econômica vem afetando diversos países pelo mundo. Ela envolve o fechamento de bancos, crescimento da dívida externa e o aumento da desigualdade.

6. Inclusão e Exclusão Social

Entender o conceito de inclusão e exclusão social. Relacionar com projetos e programas atuais que tratam do tema da inclusão social para os grupos excluídos: negros, idosos, pobres, deficientes, homossexuais, etc.

7. Sistema Público de Saúde

Desafios e propostas para o atual sistema público de saúde no país. Esse tema pode estar relacionado com os problemas de acesso ou mesmo da falta de equipamentos e hospitais.

8. Aquecimento Global e Efeito Estufa

Destaca-se o crescimento do aquecimento global e do efeito estufa no mundo. Vale compreender os conceitos, causas e consequências desses fenômenos. O texto pode citar os acordos e as propostas atuais sobre isso.

9. Orientação e Diversidade Sexual

Engloba os diversos tipos de diversidade sexual, por exemplo, os heterossexuais, homossexuais, bissexuais e os assexuados. Junto a isso, vale frisar os problemas de violência e inclusão desses grupos nas sociedades.

10. Expectativa de Vida

Conceito relacionado com a qualidade de vida e o bem-estar da população. No Brasil, a expectativa de vida tem aumentado nos últimos anos.