Paisagem

Se estivermos viajando de avião, a uma altitude não muito elevada, teremos uma ampla visão da porção do espaço geográfico que estamos sobrevoando. Em uma região muito transformada pelo homem, poderemos perceber, entre outras coisas, campos cultivados, pastagens, cidades grandes, médias ou pequenas, ligadas por uma rede de rodovias e ferrovias. Todas essas realizações humanas ocupam as mais variadas formas de relevo, cortadas por rios e lagos. Se viajarmos por meios de transporte rodoviários ou ferroviários, teremos uma visão mais próxima, porém, mais restrita, desses mesmos elementos.

A essa representação do espaço geográfico que podemos ver ou perceber chamamos de PAISAGEM.

Nas paisagens estão inseridos todos os elementos presentes no espaço geográfico: os elementos naturais (relevo, clima, vegetação) e os elementos humanos ou culturais (resultado da ação da sociedade). Mais do que um simples conjunto de elementos, a paisagem compreende e expressa todas as relações que se desenvolvem no espaço geográfico.

Segundo Milton Santos (1926-2002), “paisagem é o conjunto de formas que, num dado momento, exprimem as heranças que representam as sucessivas relações localizadas entre o homem e a natureza”.

Há muito tempo, a Geografia deixou de ser uma ciência que descreve paisagens. Para que estas possam ser consideradas um dado geográfico, é preciso explicar as relações, passadas e atuais, entre a humanidade e a natureza, responsáveis pelo aspecto desses verdadeiros retratos do espaço geográfico. Saber interpretar os processos naturais, sociais e econômicos da paisagem é o verdadeiro objetivo do estudo da geografia. Essa interpretação pode ser feita observando o local ou mapas, fotografias áreas, imagens de satélite, etc. Daí a importância da cartografia para a compreensão das paisagens e do espaço geográfico.

 

Existem basicamente dois tipos de PAISAGEM:

 

PAISAGENS NATURAIS

São aquelas em que não existiu qualquer ação do ser humano, ou seja, não sofreram transformações causadas pelo homem.

Possuem apenas elementos naturais (montanhas, rios, mares, rochas, vegetação, animais, etc.)

 

PAISAGENS HUMANIZADAS

São aquelas que, em maior ou menor escala, sofreram transformação por parte do homem.

Sempre que existir uma construção humana, trata-se de uma paisagem humanizada. Desta forma, as cidades e as aldeias são exemplos deste tipo de paisagem.

Clique aqui para baixar o resumo .pdf

Clique para baixar o Mapa Mental

Clique para assistir a vídeo-aula

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *