Professor desmistifica Redação do Enem e dá fórmula eficiente

 

O professor de redação Valmir Rogério Faili, conhecido por ter acertado o tema da redação do ENEM  nos últimos três anos separou dicas  do que fazer e o que não fazer na redação do Enem.

 

Como utilizar  o texto de apoio?

O professor diz que os textos base são muito importantes para definir o posicionamento que você terá dentro da sua redação. Além disso, você deve definir com muita clareza a sua proposta de intervenção.

 

Qual o tamanho da Redação?

O professor diz que normalmente uma Redação possui de quatro até cinco parágrafos. Porém, é importante salientar que no ENEM o máximo é 30 linhas e o mínimo são 7 linhas.

 

Erros de gramática prejudicam muito?

 

De acordo com o professor, possuir muitos erros de português na sua redação, demonstra que você não domina a sua própria língua. Portanto, é como se você não tivesse concordância e coesão na hora de escrever, além do fato de perder pontos na Competência 1 do ENEM que avalia o domínio e a fluência da língua.

 

Qual a fórmula?

A fórmula é estar antenado ás atualidades, tanto deste ano quanto do fim do ano passado, diz o professor. Temas como homofobia e envelhecimento da população são os que Valmir acredita serem solicitados este ano.