Como usar a série “The Fosters” na Redação do ENEM

The Fosters abriu para discussão assuntos que muitas vezes não são abordados pela sociedade e até mesmo esquecidos. Ela nos faz pensar nas implicâncias que podem surgir a partir de uma adoção e nos mostra como o sistema é falho e a falta de informação que a sociedade possui.
▪️
Retrata ainda temas como, estupro, prostituição, drogas e aborto, em geral, considerados tabus pela sociedade. Aqui, iremos focar nos temas Adoção, LGBTQ e Racismo que são retratados na série.
.
🔸ADOÇÃO🔸
.
Um dos principais temas abordados na série é a Adoção enfrentada pelos jovens no sistema americano. A série retrata várias falhas no sistema e faz uma crítica ao governo americano. A série nos faz pensar nas implicâncias que podem surgir a partir de uma adoção e o auxílio que o governo deveria dar a essas crianças quando completam 18 anos.
▪️
Como Proposta de Intervenção ou dar um gancho no Desenvolvimento eu sugiro citar o “Progama Foster” (citado na série), que existe nos EUA e funciona como uma fase intermediária entre o orfanato e a adoção, assim, o menor aprende a conviver em uma família (temporariamente) para estar mais preparado para a adoção.


.
🔸LGBTQ🔸
.
A melhor palavra para representar esse tema chave é REPRESENTATIVIDADE. A série, além de quebrar um tabu no mercado televisivo com a representação de um casal homossexual que têm filhos (biológico e adotivos). Outro fator nesse tema é o filho mais novo, Jude, irmão biológico de Callie, que passa por um período de descoberta a respeito da própria orientação sexual, aliás, existem personagens transgêneros interpretados por atores transgêneros, por aí vai.
▪️
A série não quer contar ao público sobre gays, negros, transgêneros, órfãos, mas sobre pessoas que, como qualquer outra, têm momentos de alegrias, de tristezas, dúvidas e descobertas.
.
🔸RACISMO🔸
.
O racismo na série é abordado principalmente pelo pai de Lena. Ela exige um pedido de desculpas por seus comentários racistas, tenta convencer sua mãe, Dana, a dizer a seu pai, mas se sente em conflito depois de saber que a nova namorada de seu meio-irmão é negra. Outra coisa que eu percebi na série é que a realidade racial dos EUA é diferente da nossa vivenciada aqui. Nos EUA é a pior ofensa que alguém pode usar contra uma pessoa negra, tanto que ninguém usa a palavra em circunstância alguma a não ser que seja realmente pra ofender e humilhar.
🔹DETALHES🔹
Nome: The Fosters
Duração: 42 min
Gênero: Drama
Temporadas: 5 (Somente a terceira temporada está disponível na Netflix)