Como manter o foco e a concentração nos estudos?

Como manter o foco e a concentração nos estudos?

Escute uma música diferente e calma

Além  de bloquear barulhos do ambiente, ouvir música pode ajudar a trazer relaxamento e concentração. Mas fique atento, pesquisadores descobriram que sentimentos totalmente positivos ou negativos pela “playlist” tiram o foco do trabalho. Ou seja, é bom escolher músicas que são indiferentes pra você.

Pegue papel e caneta

Cercados de tecnologias, acabamos esquecendo o clássico papel e caneta. Porém, existe uma grande vantagem em anotar suas ideias usando este método tradicional. Estudos comprovam que quem escreve informações à mão tem mais facilidade de compreendê-las e memorizá-las do que quem as digita.

Comece cedo

Quer ser mais produtivo nas suas tarefas? Experimente acordar 5 minutos mais cedo, isso pode fazer toda a diferença no seu dia a dia.
Sim, nós sabemos que acordar um pouco mais cedo pode parecer um sacrifício, mas pense nos seus objetivos e nos resultados positivos que poderá alcançar se praticar este hábito.

Faça listas de tarefas

Com uma lista de tarefas, você conseguirá manter o foco nas suas atividades com muito mais facilidade, além de ser uma ótima maneira para se organizar. Anote tudo o que vai ter que fazer ao final do dia e, se houver tempo livre, registre também as tarefas que já sabe que vai ter que fazer ao longo da semana.

Não tente ser multitarefas

Não adianta tentar fazer várias atividades ao mesmo tempo, porque não dá! Isso pode prejudicar sua atenção e comprometer a qualidade do trabalho realizado. Por isso, se você realmente quer ter foco e terminar com mais rapidez as suas tarefas, dedique o seu tempo a uma coisa de cada vez.

Planeje

Planejar é extremamente importante para poder organizar as suas obrigações e conseguir concluí-las. Quando você sabe quais são os seus prazos, a chance de conseguir gerir melhor a sua rotina aumenta muito, e dessa forma, você consegue priorizar o que é mais importante, dando conta de todas as pendências.

Divida seu tempo

Até mesmo as pessoas mais dedicadas e produtivas reservam parte do dia para um pequeno intervalo. Isso é possível porque dividem os seus horários de maneira correta, equilibrando também a quantidade de tempo que demoram a realizar cada tarefa e reservando momentos livres para o lazer.

Deixe uma resposta