ENEM 2019: Saiba o que NÃO vai cair na prova!

Atenção estudantes que já se preparam para a edição 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)!

A previsão é de que as provas sejam aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro de 2019, portanto faltam  mais ou menos 8 meses para estudar tudo aquilo que ainda não deu tempo de ver.

Para ajudar na sua preparação, confira uma dica importantíssima que é: O que NÃO vai cair na prova!

Sim, é possível prever o que não será cobrado no ENEM 2019, entenda como.

Teoria de Resposta ao Item (TRI)

Ao elaborar suas questões, o ENEM usa a Teoria de Resposta ao Item (TRI), como uma forma de calcular a nota de cada questão.

Para isso, é utilizado um algoritmo complexo que depende da calibração das questões para que seja atribuído um grau de dificuldade para cada uma delas.

O que poucos sabem é que as questões são testadas previamente em alunos do primeiro ano de faculdades de todo o Brasil e também do 2º ano do Ensino Médio.

 

O que não vai cair na prova do ENEM 2019?

O fato é que leva tempo para realizar os testes da Teoria de Resposta ao Item (TRI), como elaborar a questão, testar a questão, calibrar a questão, elaborar a prova e imprimir a prova.

 

O que significa que ao estudar temas da disciplina de atualidades, você deve manter o foco apenas nos acontecimentos anteriores ao mês de julho de 2019.

Mas atenção! Vale salientar que, em casos de acontecimentos de extrema relevância, como por exemplo, “o início da terceira guerra mundial”, é pouco provável que deixaram de ser cobrados na prova.

 

Cronograma Enem 2019

Os cartões de inscrição do Enem 2019 serão liberados para acesso a partir de de outubro, na Página do Participante. Nos cartões os estudantes terão acesso a informações sobre os locais e horários de aplicação das provas.

 

 

Aliás, pensando nisso, nós, do VESTMapaMental,  criamos um Cronograma Gratuito para quem deseja se preparar para o ENEM 2019.

Clique no lik abaixo para fazer o download.