Exercícios

1 – Há uma grande discussão atualmente em voga para que as sociedades e os governos se conscientizem e diminuam a emissão dos gases do efeito estufa. Entre as práticas a seguir mencionadas, assinale aquela que pode ser considerada totalmente limpa no sentido de não emitir poluentes na atmosfera:

a) Produção de energia em hidroelétricas

b) Utilização de fertilizantes na agricultura

c) Atividade pecuária

d) Construção de aterros sanitários

e) Atuação de usinas nucleares de energia

2 – (ENEM) “Discutindo sobre a intensificação do efeito estufa, Francisco Mendonça afirmava:

A conservação do calor na Troposfera ocorre a partir da perda de energia da superfície terrestre. Esta, ao se resfriar, emite para a atmosfera radiações de ondas longas equivalentes à faixa do infravermelho, caracterizadas como calor sensível, que são retidas pelos gases de efeito estufa. O dióxido de carbono (CO2) é o principal gás responsável em reter o calor na baixa atmosfera, mas o vapor d’água, o metano, a amônia, o óxido nitroso, o ozônio, e o clorofluorcarbono (conhecido como CFC, que destrói a camada de ozônio na Tropopausa/Estratosfera) também são gases causadores do efeito estufa. Além desses gases, a nebulosidade e o material particulado em suspensão no ar são importantes contribuintes no processo de aquecimento da Troposfera, uma vez que também atuam como barreira à livre passagem das radiações infravermelhas emitidas pela superfície”.

(Climatologia, Ed. Oficina de Textos.)

A partir da leitura do texto, conclui-se que

a) as ondas que causam o efeito estufa se constituem principalmente de curta frequência, como os raios X.

b) apenas o gás carbônico é capaz de reter calor suficiente para gerar o efeito estufa.

c) o efeito estufa envolve apenas as camadas externas que compõem a atmosfera.

d) gases lançados na atmosfera por atividades humanas, como indústrias, podem interferir no recrudescimento do efeito estufa.

e) o vapor de água permite a livre passagem dos raios infravermelhos, o que causa sua livre reflexão para o espaço exterior.

RESPOSTAS:

1 – a) Falso – As hidroelétricas emitem certas quantidades de gases poluentes, sobretudo através da decomposição de material orgânico nas áreas invadidas pelas águas das barragens.

b) Falso – A utilização de fertilizantes na agricultura contribui para a liberação de óxido nitroso (N2O).

c) Falso – A pecuária também contribui para a emissão de gases-estufa, sobretudo o metano, através do material orgânico processado pelo sistema digestivo de alguns animais.

d) Falso – Os aterros sanitários são grandes emissores de gás metano.

e) Verdadeiro – As usinas nucleares, apesar de muito questionadas por outros tipos de problemas ambientais, não emitem gases-estufa na atmosfera. 

2 – O texto apresentado no enunciado da questão apresenta uma reflexão sobre a emissão dos gases responsáveis pela intensificação do efeito estufa. Dentre as atividades humanas responsáveis, é possível citar vários exemplos, como a agropecuária, as indústrias e a queima de combustíveis, além da redução da vegetação.

Alternativa correta: letra D