fbpx

Entenda a COMPETÊNCIA 1 da Redação do ENEM

Competência 1

 

Demonstrar domínio da norma da língua escrita

Recomenda-se ao participante que produza um conteúdo límpido, definido, franco e sem rodeios. O ideal é usar palavras bem diversificadas e exatas, obedecendo sempre as regras ditadas pela norma padrão do nosso idioma. O discurso dissertativo-argumentativo, por demandar formalidade, prescreve que algumas condições fundamentais sejam preenchidas. Portanto, basta ter conhecimento sobre concordância, regência, acentuação e pontuação que são assuntos que geralmente ocorrem dúvidas.

[AdSense-B]
Outro fator importante é a pontuação, que deve orientar a estruturação do texto. É só prestar atenção na função da modulação, instrumento de destaque na linguagem oral e nas pausas, que promovem o nexo textual. Ambas são incessantemente expressas, na escrita, por meio do ato de pontuar as frases.

[AdSense-B]
Alguns desvios GRAVES:
– Falta de concordância do verbo com o sujeito (sujeito antes do verbo);
– Presença de muitas gírias;
– Desvios de acentuação e pontuação
Dominar a Língua Portuguesa é mais do que conhecer as regras da norma-padrão. É também reconhecer a existência de variedades lingüísticas, que podem estar em desacordo com a norma-padrão, mas, em alguns casos, ser adequadas à situação e ao gênero, como é o caso, por exemplo, do uso da gíria em algumas histórias em quadrinhos.

[AdSense-B]

É ainda reconhecer a adequação ou inadequação da linguagem à situação, tanto na modalidade oral quanto na escrita.

[AdSense-B]

 

VEJA TAMBÉM: