Entenda a COMPETÊNCIA 2 da Redação do ENEM

Competência 2

 

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema

Segundo a definição do INEP, o participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
[AdSense-A]
Basicamente é: MISTURAS AS DISCIPLINAS, isto é, INTERDISCIPLINARIDADE.
[AdSense-B]
Na Redação do ano de 2015 o tema foi “A violência contra a mulher”. Com base nisso, trouxemos um exemplo de uma redação que obteve nota 800 para analisarmos o que é essa tal de INTERDISCIPLINARIDADE. Segue o trecho abaixo:
“Como já descrito nos livros didáticos de História, no Ensino Médio, o papel da mulher desde a Pré-História, passando pela sociedade européia, pelo ocidente e pelo Colonialismo nas Américas, nas etapas do processo de evolução das sociedades até meados do século XX, sempre teve vários adjetivos, dentre eles o de submissa.”

O trecho destacado demonstra ao avaliador que você tem conhecimento sobre o que está escrevendo e dá confiança no contexto da sua redação.
Finalizando:

[AdSense-A]
DISCIPLINAR: Os conteúdos relevantes estão completamente estruturados n o âmbito de UMA DISCIPLINA.
INTERDISCIPLINAR: Os conteúdos relevantes estão interconectados de forma a dar sentido à questão, e sua solução é passível a partir de conhecimentos de duas ou mais disciplinas.

 

VEJA TAMBÉM:

  

Deixe uma resposta