Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação
Segundo o INEP, nessa competência é avaliado se o participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
O que é recursos coesivos?
Aliás, além de tudo, além do mais, além disso – são elementos que conferem mais credibilidade aos argumentos, reforçando-os juntamente à ideia final.
Mas, porém, todavia, contudo, entretanto, não obstante – esses elementos estabelecem oposição entre dois enunciados, ligando apenas elementos que não se opõem entre si.
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Agora que você entendeu o que são esses elementos de coesão, na produção da sua redação, você deve utilizar inúmeros recursos lingüísticos que garantam as relações de continuidade essenciais à elaboração de um texto coeso.
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É preciso, ainda, saber utilizar um repertório lingüístico ou vocabulário adequado ao tema e aos objetivos do texto. Isso não significa, em hipótese alguma, valer-se de maneira desenfreada, de termos e/ou expressões considerados mais rebuscados ou eruditos a fim de impressionar a banca de correção. Frases e parágrafos devem estabelecer entre si uma relação que garanta a sequência coerente do texto e a interdependência de ideiais.
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Cada parágrafo deve ter períodos articulados, cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores. Deve-se substituir palavras repetidas por sinônimos e sempre revise a sua redação!