Entenda a COMPETÊNCIA 4 da Redação do ENEM

Competência 4

 

Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação

Segundo o INEP, nessa competência é avaliado se o participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

 

O que é recursos coesivos?

Aliás, além de tudo, além do mais, além disso – são elementos que conferem mais credibilidade aos argumentos, reforçando-os juntamente à ideia final.
Mas, porém, todavia, contudo, entretanto, não obstante – esses elementos estabelecem oposição entre dois enunciados, ligando apenas elementos que não se opõem entre si.

[AdSense-B]
Agora que você entendeu o que são esses elementos de coesão, na produção da sua redação, você deve utilizar inúmeros recursos lingüísticos que garantam as relações de continuidade essenciais à elaboração de um texto coeso.

 

[AdSense-A]
É preciso, ainda, saber utilizar um repertório lingüístico ou vocabulário adequado ao tema e aos objetivos do texto. Isso não significa, em hipótese alguma, valer-se de maneira desenfreada, de termos e/ou expressões considerados mais rebuscados ou eruditos a fim de impressionar a banca de correção. Frases e parágrafos devem estabelecer entre si uma relação que garanta a sequência coerente do texto e a interdependência de ideiais.

 

[AdSense-B]
Cada parágrafo deve ter períodos articulados, cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores. Deve-se substituir palavras repetidas por sinônimos e sempre revise a sua redação!

 

  

Deixe uma resposta