Como ativar a sua memória na hora da prova | ENEM

O que fazer se você sabe que estudou um determinado conteúdo, mas não consegue lembrar no momento do Enem?

 

 

Essa é uma situação comum. O estresse e a ansiedade podem fazer com que um conteúdo estudado seja temporariamente esquecido causando aquela sensação de incômodo por não conseguir trazer a informação à tona. Para reverter essa situação, o psicólogo Fernando Elias José, autor do livro Concursos – Faça sem Medo, dá duas dicas.

 

 

 

A primeira é fazer exercícios respiratórios, puxando o ar pelo nariz e soltando lentamente pela boca. Isso vai fazer com que a sua respiração fique mais longa e a sua frequência cardíaca diminua, deixando você muito mais calmo e concentrado para tentar lembrar o conteúdo.

 

 

 

A segunda dica é passar para a próxima questão e tirar o foco da anterior. Dessa forma, o seu cérebro não vai se sentir pressionado com aquela informação e terá mais chances de conseguir a informação de volta quando você retornar para aquele determinado problema. “O branco não é prejuízo de memória. Se você estudou o conteúdo, é apenas uma questão de tempo para você recuperar a informação”, concluiu o psicólogo.

Deixe uma resposta