Causa e Efeito

Como os temas ENEM partem de um problema social, é importante na elaboração dos argumentos questionar: Qual é a origem do problema? Para tanto é preciso questionar a frase temática e os textos da proposta de redação

Causa é a origem do problema e efeito é a consequência disso.

EXEMPLOS

Vamos analisar alguns temas abaixo. A melhor forma de desenvolvê-los é estabelecer a relação causa e consequência.

Tema: Constatamos que no Brasil existe um grande número de correntes migratórias que se deslocam do campo para as médias ou grandes cidades.

Para encontrarmos uma causa, perguntamos:  Por quê?

Referente ao tema acima. Dentre as respostas possíveis, poderíamos citar o seguinte fato:

Causa:

A zona rural apresenta inúmeros problemas que dificultam a permanência do homem no campo. No sentido de encontrar uma consequência para o problema enfocado no tema acima, cabe a seguinte pergunta:  O que acontece em razão disso? Uma das possíveis respostas seria:

Consequência:

As cidades encontram-se despreparadas para absorver esses migrantes e oferecer-lhes condições de subsistência e de trabalho. Veja que a causa e a consequência citadas neste exemplo podem ser perfeitamente substituídas por outras, encontradas por você, desde que tenham relação direta com o assunto. As sugestões apresentadas de maneira nenhuma são as únicas possíveis.

EXEMPLO

Tema: É de fundamental importância a preservação das construções que se constituem em patrimônios históricos.

Causa: A nação que deixa depredar as construções consideradas como patrimônios históricos destrói parte da História de seu país.

Consequência: Isso demonstra claramente o subdesenvolvimento de uma nação, pois quando não se conhece o passado de um povo e não se valorizam suas tradições, estamos desprezando a herança cultural deixada por nossos antepassados.