Compreensão e Análise

Grande parte das propostas de redação ENEM traz um texto de campanha de conscientização. Mas o que seria esse tipo textual?

Trata-se de um texto objetivo que apresenta ideias que devem ser defendidas a respeito de um problema social. O discurso do texto, muitas vezes, apresenta um tom de conselho, com verbos no imperativo, que indicam ações que podem ser tomadas pelos cidadãos para resolver a questão. Dessa forma, a proposta ENEM auxilia o candidato a pensar no grande desafio da redação: propor uma intervenção social para o problema apresentado. No entanto, alguns desses textos apresentam apenas a definição do tema e junto a ela um encaminhamento para a ideia de conscientização.

É comum as propostas de redação apresentarem um texto de notícia sobre o tema. Qual é a função mesmo desse tipo de texto? Informar.

Dessa forma, com esse tipo textual a proposta lhe fornece o contexto, o recorte temático e ainda ajuda a pensar na problematização do tema e buscar exemplos concretos sobre ele.

Este gênero apresenta a seguinte estrutura:

– O que?

– Quem?

 – Quando?

 – Por quê?

LEMBRAR SEMPRE:

Não copiar as informações;

Buscar sempre identificar o que está nas entrelinhas do texto;

Relacionar aos conhecimentos que já se tem sobre o tema.

Os temas Enem são problemas sociais que de alguma forma já foram analisados por estudiosos, autoridades políticas e lideranças, por isso muitas propostas trazem textos de lei. Desde 2013 tem sido recorrente o uso da  lei, inclusive como recorte temático, nas propostas de redação Enem.

Por ter um discurso legislativo, esse gênero textual é bem objetivo, pois precisa passar a mensagem clara sobre comportamentos e ações dos cidadãos.

Sendo assim, a análise desse tipo de texto possibilita indicar quais desvios de ética, conduta e moral foram responsáveis pela criação dessa lei, que podem fornecer as possíveis causas do problema em questão.

 Pode-se ter a situação na qual o texto legislativo é a base para a discussão sobre o problema apresentado, ou melhor, a implementação da lei é a apresentada como problema. Foi o que ocorreu com a proposta do ENEM de 2013 [Efeitos da implantação da lei seca no Brasil]. Nesse caso, a proposta apresentou um texto explicativo sobre a lei, pois o objetivo era que o candidato analisasse os resultados esperados e obtidos com a lei seca.

Análise de texto opinativo

Textos de opinião são aqueles que defendem um posicionamento frente a um  tema. Nesse sentido, é muito relevante a presença desse tipo textual na proposta de redação, pois encaminha o candidato a pensar sobre a problemática do tema e a já selecionar argumentos, de acordo com as ideias defendidas pelo autor.

Esse tipo textual é publicado em meios jornalísticos e, por vezes, apresentam linguagem informal, sendo assim, não são referência sobre o tipo de vocabulário e construções linguísticas a serem utilizadas na redação, mas são apoio para a seleção de ideias.

Análise de trecho de livro

Quando um trecho de livro aparece em uma proposta de redação, o candidato deve avaliar qual é o objetivo desse trecho:

– Conceituar?

– Informar?

– Argumentar?

Sempre na leitura de um  trecho de livro é interessante se atentar ao título da obra, porque ele também pode ser significativo para a compreensão do tema.

Geralmente, esse tipo de texto já tem o objetivo de argumentar, diferentemente do anterior, nele o candidato tem auxílio para elaborar questionamentos sobre o quanto o processo de leitura se dá antes mesmo do letramento. Dessa forma, amplia-se a visão sobre o tema.