Ideia Central

A etapa de desenvolvimento em um texto é o centro de suas atenções, e é também a parte que possui mais critérios de avaliação.

Durante esse trecho você irá inserir os argumentos que defendem a sua tese, além de responder os questionamentos realizados na introdução da sua redação.

Aí entra a importância de haver uma boa relação e escrita de cada uma das etapas do texto: sem uma introdução clara e que conduza o leitor para o conteúdo que ele verá no texto, você terá dificuldades para produzir um bom desenvolvimento na redação.

Geralmente, a introdução é dividida em 2 parágrafos. Você pode trabalhar um argumento em cada parágrafo, por exemplo. Assim, você terá espaço para fazer um bom aprofundamento, além de ter conteúdo suficiente para defender a sua tese.

Comece pela apresentação da ideia principal, apresente seus argumentos de acordo com o seu ponto de vista e, por fim, feche a ideia para que o seu desenvolvimento não termine do nada, de forma brusca e sem sentido.

Para não se perder e acabar esquecendo algum argumento ao longo da escrita do texto ou até mesmo se estendendo demais, a dica é: esquematize as suas ideias.

Antes de começar a escrever, você precisa saber exatamente do que vai tratar o seu texto. Então, coloque em um rascunho tudo o que vier à sua mente, mesmo que seja de forma aleatória e sem sentido à primeira vista.