Categorias
Redação

O que é?

A conclusão de um texto é o fechamento da ideia apresentada no início e ao longo da dissertação. No geral, é preciso fechar com um bom argumento que resuma as ideias mais importantes que foram abordadas. No caso do Enem, essa finalização deve conter uma proposta de intervenção para o tema pedido, com o propósito de dar uma solução para o problema, mostrando resultados. Essa é uma das competências avaliadas pelos corretores.

O texto ao todo deve seguir a regra básica de qualquer boa redação: introdução, desenvolvimento e conclusão. Ao chegar à parte final uma dica essencial é: vá direto ao ponto. Não enrole no final do texto. A conclusão deve ser breve e fazer referência ao que foi exposto no início para ressaltar a ideia principal, sempre se lembrando de lançar uma solução sobre as questões levantadas anteriormente.

Não é necessário se preocupar com uma escrita rebuscada, o interessante é que seja clara e concisa, se estiver em dúvida de como se escreve uma palavra, o melhor é mudar, pensar em um sinônimo, por exemplo. Também evite o uso de clichês para finalizar o texto como: “concluindo” ou “finalizando”. Use uma oração coordenada conclusiva. Confira alguns exemplos abaixo.

Exemplos de frases para conclusão da redação do Enem

Confira alguns exemplos de como iniciar a conclusão da redação de um texto:

– Tendo em vista os fatos apresentados…

– Portanto/ logo…

– Diante do exposto é possível concluir que…

– Dado o exposto faz-se necessário que…

– Levando-se em consideração os aspectos mencionados..