O que é Redação?

A prova de redação do ENEM exigirá de você a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade. Nessa redação, você deverá defender uma tese – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. Você também deverá elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.

A sequência da produção de uma Redação do ENEM segue o processo abaixo:

A Redação do ENEM sempre acontece no primeiro domingo de provas. Ao longo deste Cronograma iremos trabalhar alguns temas e até mesmo elaborar Redações juntos sobre os temas mais quentes.

A redação do Enem é composta por uma frase-tema, geralmente de um problema atual da sociedade brasileira, e cobra dos participantes uma proposta de intervenção. O texto deve ser escrito em até 30 linhas e na forma de dissertação argumentativa.

Diferente de alguns vestibulares, o Enem cobra uma única estrutura de texto, que é a dissertativo-argumentativa. A proposta de redação vem acompanhada por textos de apoio, que podem ser pesquisas científicas, notícias, quadrinhos ou outras ilustrações.

Para se dar bem na redação, o estudante deve atender às expectativas da organização, entre as quais:

    • Compreender a proposta de tema e desenvolvê-la dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;

    • Defender seu ponto de vista;

    • Demonstrar conhecimento da Língua Portuguesa;

    • Desenvolver proposta de intervenção para o problema adotado.

Além de atingir os objetivos mencionados acima, o candidato tem que tomar cuidado e evitar fugir ao tema, não copiar trechos dos textos motivadores e assinar onde não deve.