Tipos de Relações

Relação histórica

Os temas de redação ENEM partem de acontecimentos da atualidade, mas que, muitas vezes, tiveram origem no passado.

Por exemplo, ao tratar sobre qualquer tipo de preconceito, intolerância ou desrespeito, é comum recuperar na memória a formação populacional do país, formação esta que tinha como base a dominação e a exploração.

Esse tipo de análise pode tanto compor o parágrafo de introdução de um texto dissertativo, elaborando  a contextualização do tema, quanto o desenvolvimento do texto, sendo explorado como argumento.

Relação social

Por ser um problema social, os temas de redação ENEM sempre estarão em torno de eixos temáticos como viver em sociedade, comportamento humano, relações interpessoais.

Sendo assim, o aspecto social (relação homem-homem) estará sempre presente nas temáticas ENEM e podem servir como base para a argumentação.

O candidato deve sempre questionar a proposta quanto a estas relações sociais estabelecidas na frase temática:

  • Esse problema interfere na qualidade de viver bem em sociedade?
  • Ele altera o comportamento do homem?
  • Implica na forma do homem se relacionar com o outro?
  • Cria separação entre as pessoas por classes (exclusão)?

Relação cultural

Ao analisar o tema da proposta de redação, é possível perceber que muitos dos problemas sociais derivam dos maus hábitos dos indivíduos, ou seja, muitas problemáticas têm como causa o comportamento das pessoas, estes, por sua vez, podem decorrer de práticas culturais.

Importante definir o que é cultura

Cultura – segundo o dicionário Aurélio:

1 – Ato, arte, modo de cultivar.

2 – Lavoura.

3 – Conjunto das operações necessárias para que a terra produza.

4 – Vegetal cultivado.

5 – Meio de conservar, aumentar e utilizar certos produtos naturais.

6 – Aplicação do espírito a (determinado estudo ou trabalho intelectual).

7 – Instrução, saber, estudo

8 – Apuro; perfeição; cuidado.

Pode-se compreender que quanto a comportamento humano, aplicam-se o sexto e sétimo significados. No sentido de que o homem, ao conviver em sociedade,  aprende padrões de ações (como se vestir, o que comer, o que falar…) e passar a reproduzi-lo em seu cotidiano.

Nem sempre esses padrões representam a diversidade humana e podem ser inseridos de forma excludente.

Sendo assim, alguns comportamentos culturais merecem atenção para que a sociedade possa se desenvolver de forma igualitária e ética.

Uma boa problematização para os temas de redação, é verificar quando o problema social parte de situações comportamentais pautadas em hábitos culturais, dessa forma o candidato já tem disponível um argumento e, inclusive, pode trazer como repertório sociocultural a definição de cultura, cabendo assim para vários temas, podendo citar também teóricos especialistas no assunto.

Relação econômica

Alguns temas de redação podem ser analisados sob o viés econômico, identificando formas de garantias de desenvolvimento econômico ou criticando questões de desigualdade econômica, podendo aproveitar para análise os textos que apresentem dados estatísticos ou informações associadas a esse aspecto.

Relação filosófica

Nas propostas de redação ao analisar a temática é possível identificar um caminho filosófico para compreensão do tema em sua plenitude.

É importante perceber que o tema ENEM, como segue a linha dos direitos humanos, encaminhará o candidato para uma visão de mundo mais solidária e integrada, portanto é de clara relevância, conhecer pensadores que contribuam para esse tipo de análise.